O que é suor?

Chamamos de suor ou transpiração, a liberação de líquidos sobre o nosso corpo. Esse líquido é constituído de elementos como sódio e uréia,  e tem como principal função, favorecer o equilíbrio da temperatura corporal. Geralmente, quando estamos num ambiente muito quente, ou quando praticamos exercícios físicos, percebemos o suor. Isso ocorre devido à uma  necessidade que o próprio corpo sente em permanecer sob temperatura estável.

suorMas há outras situações nas quais podemos perceber  a presença de suor. O suor surge principalmente quando sentimos náusea, queda da pressão arterial e, em situações de nervosismo. As axilas, os pés e, as palmas das mãos, são as partes do corpo que mais estão suscetíveis ao suor.

O que causa o suor?

As glândulas sudoríparas são as responsáveis pela liberação do mesmo. Elas variam de atividade, de pessoa para pessoa, fazendo com que algumas delas suem ou transpirem, mais do que as outras. As pessoas que transpiram acima da média podem sofrer de uma doença conhecida como hiperidrose.

O que é hiperidrose?

A hiperidrose é uma doença genética que faz com que o corpo transpire mesmo em ambientes com temperatura agradável.Pode causar constrangimento maior do que o normal. Muitas das pessoas que sofrem com o problema evitam o convívio social, não conseguem se sentir seguros atrás do volante de um carro e, muitas vezes sentem dificuldades em segurar objetos.

Como evitar o suor

Para evitar o suor use roupas leves de algodão, prefira mangas largas que não apertem debaixo do braço, use desodorante antitranspirante de qualidade e no prazo de validade, higienize bem as partes mais afetadas para evitar fungos e bactérias que causam mal cheiro, e, mantenha as axilas depiladas.

Como disfarçar o mau cheiro provocado pelo suor

Para disfarçar o mau cheiro do suor, convém usar talcos para os pés, dobras do corpo ou axilas, trocar de roupa ou de camisa, higienizar a região com lenços umedecidos e, lavar a região com água e sabão assim que possível.

Evite usar o desodorante sobre a região antes que ela esteja higienizada ou limpa, esta atitude só faz piorar ainda mais o mau cheiro.

 Para saber mais detalhes de como combater o suor excessivo clique aqui!